Início » O que fazer (e não fazer) em entrevistas de tecnologia
Artigos

O que fazer (e não fazer) em entrevistas de tecnologia

Você está prestes a ser entrevistado para o emprego dos seus sonhos? Estamos muito animados por você! Sabemos que o processo de entrevista pode parecer assustador, mas existem recomendações simples que você pode seguir para arrasar e conseguir a vaga.

Vamos explorar o processo e as perguntas genéricas que podem aparecer na entrevista e, em seguida, mergulhar nas recomendações específicas do setor se tecnologia.

E aí, bora começar?

O processo de entrevista

O processo de entrevista varia de empresa para empresa e até mesmo de equipe para equipe, mas há alguns pontos-chave que são constantes em todos os setores. Aqui está o que você precisa saber:

Antes

Você conseguiu uma entrevista no emprego dos seus sonhos. O que fazer agora?

  • Pesquise sobre a empresa e sobre o cargo: certifique-se de conhecer bem a empresa, sua missão e seus valores e os requisitos e expectativas do cargo.

  • Prepare as perguntas: o entrevistador sempre vai te dar a chance de fazer perguntas e é sempre bom ter algumas boas dúvidas para mostrar sua dedicação na pesquisa e seu interesse pela empresa.

  • Planeje a entrevista: a entrevista é presencial? Você sabe como chegar lá? Prepare seu trajeto e se planeje para chegar cedo. Será remoto? Certifique-se de ter um local tranquilo e organizado para conduzir a entrevista.

Durante

Chegou o dia! Você provavelmente está nervoso, mas não se esqueça de:

  • Chegue cedo: o trânsito e o transporte público podem ser imprevisíveis e você pode ter que se registrar no prédio ou pesquisar um pouco para encontrar o escritório certo. Reserve bastante tempo para chegar cedo. Se for uma entrevista online, entre no link da reunião virtual alguns minutos antes; às vezes, você pode ser solicitado a baixar um aplicativo ou pode ter problemas com seu vídeo/áudio. Esses problemas são normais, mas reserve um tempo para corrigi-los.

  • Traga recursos: ajuda ter uma cópia física de seu currículo, da carta de apresentação, do portfólio, das suas referências ou qualquer outro documento na sua entrevista que seja mencionado ou mesmo para deixar com o entrevistador.

  • Seja confiante: você conseguiu esta entrevista porque o entrevistador acha que você pode ser uma boa opção para o cargo. Então aja como tal! Sorria, seja amigável e mostre do que você é capaz.

Após

  • Agradeça: gentileza e atenção aos detalhes te levarão longe; envie um email de agradecimento ao entrevistador ou a equipe para mostrar que valoriza seu tempo e esforço em entrevistá-lo.

  • Conclua qualquer tarefa: é comum que os entrevistadores solicitem que você faça alguma prova ou estudos de caso para testar suas habilidades. Cumpra os prazos previstos para estes tipo de pedidos e envie as informações adicionais solicitadas (portfólios, referências, etc.).

Dicas para evitar cometer erros:

  • Chegue cedo: elabore um plano para chegar cedo, dando a si mesmo tempo suficiente para se perder ou lidar com o trânsito/transporte público que possa estar lento ou atrasado.

  • Concentre-se: deixe o telefone na bolsa e no modo silencioso. Se for uma entrevista online, feche todas as outras janelas do browser e dê toda a atenção à entrevista.

  • Seja conciso: saiba o que quer transmitir e planeje suas respostas. Tente responder as perguntas sem ir tão fundo em detalhes não relacionados.

  • Vista-se adequadamente: as empresas estão cada vez mais flexíveis com o estilo recomendado de vestimenta para aquele ambiente profissional, mas é melhor se vestir profissionalmente para entrevistas.

  • Esteja preparado: tenha uma lista de perguntas ou mesmo de pontos que deseja mencionar na conversa para mostrar sua preparação. Essas devem ser perguntas que indicam que você fez pesquisas, não pontos que você encontrou no site da empresa.

  • Seja profissional: mesmo que você venha do pior empregador ou emprego, não fale mal da empresa, pois isso pode deixar os futuros empregadores desconfiados. Tente enquadrar as coisas de forma positiva e mostre porque você está pronto para um novo desafio.

  • Demonstre interesse pela nova oportunidade: assim como você deseja que os empregadores o desejem, os empregadores também desejam que você os deseje! Mostre ao entrevistador que você está realmente interessado e dedicado à missão da empresa.

Arrasando na sua entrevista na área de tecnologia

Entrevistas em tecnologia são em um outro nível, de fato. Os empregadores querem saber se você é um especialista na sua área ou se está disposto a aprender o que eles precisam que você saiba. Você está pronto para o desafio?

Visão geral da entrevista em tecnologia

Entrevista inicial

Normalmente realizada por telefone, esta entrevista visa principalmente coletar informações básicas sobre você e sobre suas expectativas, como data para começar no novo trabalho, expectativas salariais, suas habilidades e sua disponibilidade.

Entrevista técnica

Como o título já sugere, esta parte da entrevista é para ver suas habilidades postas à prova e geralmente é totalmente à distância. Você disse ao entrevistador o que sabe fazer; agora eles querem ver isso na prática. E não se estresse: o entrevistador não quer ver você ser reprovado! Eles querem ver o que você pode fazer sob pressão e as possíveis áreas de melhoria. Acima de tudo, eles querem ver como você se sairia na prática.

Entrevista presencial e o desafio

Parabéns! Você passou na entrevista técnica e foi convidado a comparecer pessoalmente para uma entrevista no local, conhecer a equipe e para concluir um desafio pessoalmente. Parece estressante, mas você chegou até aqui porque é qualificado, a empresa realmente acha que você pode se encaixar no cargo e quer ver você resolver um problema do seu jeito. Pode parecer assustador resolver um problema na frente da equipe, mas calma. Você chegou até aqui!

Dicas para arrasar em sua entrevista prática ou técnica

Os empregadores querem que você tenha sucesso; eles querem encontrar o próximo membro de sua equipe – a gente promete! Siga estas cinco etapas para arrasar em sua entrevista:

  1. Certifique-se de entender completamente o que foi dito: antes mesmo de pegar uma caneta, faça perguntas esclarecedoras. Isso não apenas ajudará você a entender melhor o que foi proposto e poder resolver, mas também mostrará ao entrevistador que você não tem pressa e é um bom solucionador de problemas.

  2. Fale durante o processo: isso ajudará vocês dois a entenderem qual o seu processo de trabalho e ajudará o entrevistador a entender sua linha de pensamento. Colocar tudo sobre a mesa ajudará você a ver o cenário geral; isso é o que os potenciais empregadores estão procurando.

  3. Mantenha-se calmo e seja profissional: suas respostas não são a única coisa que o empregador está procurando; eles querem ver como você lida com problemas ou com a equipe. Use o vocabulário apropriado, mantenha a compostura e seja profissional durante toda a entrevista – mesmo que cometa algum erro.

  4. Tente novas ideias: todos nós já ficamos presos em um problema; você não está sozinho! E as entrevistas querem ver como você soluciona problemas ou como você lida quando chega ao fim de um prazo. Exibir habilidades de pensamento crítico e a capacidade de pensar fora da caixa é uma grande vantagem para o empregador.

  5. Cheque o seu trabalho: Ufa! Pronto! Mas não tão rápido. Verifique se há erros e percorra todo o seu processo para garantir que você fez tudo corretamente e para mostrar ao entrevistador como chegou à resposta/produto final.

Ainda procurando por dicas? Ok. Tente evitar esses erros comuns:

  1. Não existe preparo demais. Use os recursos disponíveis para pesquisar e se preparar;

  2. Experimente fazer testes online para se preparar;

  3. Pesquise o processo de entrevista da empresa para ver que tipo de perguntas eles fazem;

  4. Revise seus conceitos;

  5. Sobre trabalhar muito rápido: sabe aquele velho ditado de “qualidade acima da quantidade”? Ele existe por um motivo. Os empregadores não querem ver você quebrar recordes de tempo ao resolver um problema: eles querem ver um produto final de alta qualidade.

  6. Falta de preparo: Sendo muito definido em seus caminhos: nós entendemos. Você passou a vida inteira trabalhando de uma forma ou de outra e agora o entrevistador está sugerindo outro método. Mostrar que você está aberto a mudanças ou tentar coisas novas é fundamental durante uma entrevista.

  7. Ser muito robótico: as empresas ou cargos de tecnologia podem ter a reputação de serem lobos solitários, mas as empresas procuram candidatos que sejam amigáveis ​​e que contribuam para a equipe fora dos cargos especificados. Seja aberto, converse e conheça a equipe fora de suas funções profissionais.

Não importa quanta experiência você tenha ou quantas entrevistas você já tenha feito, a próxima sempre será um tanto estressante. Siga estas dicas e truques e nada de pânico: você consegue!

FONTE: ironhack