Se você está se perguntando, “o que é Javascript?”, veio ao lugar certo. Javascript é uma linguagem de programação usada em desenvolvimento web. Baseada em texto, serve para criar conteúdo interativo e dinâmico em sites, estando presente em quase todas as páginas na Internet. Geralmente, aplicada em conjunto com outras duas tecnologias, HTML e CSS, é inserida diretamente no código HTML. Enquanto HTML e CSS são linguagens que criam o design geral e layout de um website, Javascript cria conteúdo dinâmico, como formulários, botões de login e gráficos.
Além disso, serve tanto para o desenvolvimento front quanto back-end, sendo também aplicada em desenvolvimento de jogos e aplicativos para celulares.Há dez anos atrás, não era comum usar Javascript para apps móveis. Hoje em dia, existe sofisticação suficiente para, inclusive, desenvolver aplicativos mais complexos também em versões desktop.Portanto, se você estiver procurando um emprego em desenvolvimento ou design web, tenha em mente que dominar essa tecnologia vai atrair a atenção de empresas para seu perfil. Por essas e outras razões, você deve conhecê-la com maior profundidade.
A quantidade de bibliotecas disponíveis para Javascript está em constante expansão.Atualmente, as estruturas AppJS e Electron são mais comumente usadas na criação de aplicativos para desktop usando Javascript. Nesse caso, os aplicativos são hospedados em navegadores web. Já o Proton Native, é recomendado para desenvolvimento de aplicativos de desktop nativos. Vale lembrar que esses apps funcionam em várias plataformas e só precisam ser construídos uma única vez para que sejam utilizados nos sistemas Windows, iOS e Linux.
As vantagens em usar Javascript
Javascript oferece muitos benefícios em relação a outras linguagens de programação. Isso porque é amplamente utilizada no mercado. Para escrever códigos em Javascript, você só precisa de um teclado. Por outro lado, existem tecnologias baseadas em gráficos que precisam ser escritas usando as funções arrastar e soltar, ao invés de digitar.
Outra vantagem é que a linguagem Javascript pode ser usada na própria máquina do cliente (ou da empresa) e isso tem suas vantagens em termos de agilidade e experiência do usuário.A linguagem Javascript aplicada diretamente ao usuário final é a opção mais usada pela maioria dos desenvolvedores de páginas web com design responsivo, já que sua performance mostra-se superior, mesmo sendo utilizada em diferentes navegadores e dispositivos. Em contrapartida, também é possível usar Javascript no próprio servidor. Isso significa que o código será executado em um hospedeiro de sites.
Para desenvolvedores web e empreendedores iniciantes, é comum trabalhar com combinações entre HTML, CSS e Javascript de uma maneira bastante simples, o que torna o processo de desenvolvimento de aplicativos mais intuitivo. Existem muitos frameworks ou modelos combinatórios disponíveis que você pode consultar. Um ponto de atenção ao trabalhar com Javascript é que essa linguagem pode causar alguns problemas quando se trata de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de práticas que trazem maior tráfego e relevância às páginas web e que são reconhecidas pelos motores de busca, como o Google. Existem maneiras para contornar isso, mas é importante conversar com a equipe de desenvolvimento antes mesmo de usar a tecnologia. Assim, os riscos diminuem e soluções podem ser encontradas mais rapidamente.
Javascript para empreendedores
É possível aprender sozinho os conceitos básicos de desenvolvimento web? Sim. Porém, para um entendimento prático e profundo de todas as possibilidades dessa linguagem de programação, recomenda-se um curso ou treinamento especializado. O nosso bootcamp em Web Development foi desenhado para pessoas que desejam iniciar ou aprimorar-se na carreira de design e desenvolvimento web.
Da mesma forma, se você é um empreendedor iniciante com uma ótima ideia para um aplicativo ou um aspirante a desenvolvedor de games, essa é uma das melhores linguagens de programação para se trabalhar. Altamente versátil e ideal para a construção de aplicativos móveis, desktop, jogos e conteúdo dinâmico em páginas web, a linguagem Javascript oferece muitas possibilidades para a construção de códigos. Quando se trata de desenvolvimento de aplicativos, é frequentemente usada para aplicativos dos sistemas operacionais (OS) iOS e Android – junto a outra linguagem de codificação, chamada Swift. Ambos OS executam o mesmo código Javascript, então, neste caso, você não precisará desenvolver duas versões ou dois apps. As estruturas Ionic e React Native Java também são opções populares dentre os desenvolvedores web.
Se você quer empreender no mercado de games e tem uma ótima ideia para um novo jogo, o Javascript permitirá que você o crie em 2D ou 3D. Já os mecanismos de jogos, como Pixi.is e Physics JS, podem ser usados para construir um excelente game com áudio. Essas estruturas também oferecem suporte a tarefas gerais da Web baseadas em gráficos, como simulações.
Javascript e AI
Javascript também é uma tecnologia usada em Inteligência Artificial ou AI. A biblioteca Tensorflow Javascript está disponível para tarefas de machine learning. Você também pode levar suas apresentações para o próximo nível usando Javascript. As estruturas Impress.is e Reveal.is são também impressionantes e podem ser usadas para criar apresentações com maior rapidez. Além disso, você pode usá-las para escrever software executado em um sistema embarcado. Depois de darmos tanta ênfase a essa linguagem versátil de codificação, chegamos à conclusão de que ela é imprescindível a qualquer empreendedor ou pessoa interessada em desenvolver seu próprio aplicativo, jogo ou site.
Pronto para começar seu Bootcamp de Desenvolvimento Web e levar suas habilidades para o próximo nível? Durante o curso em desenvolvimento web na Ironhack, você vai aprender a usar bancos de dados não relacionais e muitas outras ferramentas que o tornarão um desenvolvedor full stack.
FONTE: ironhack
Comentar