Este post é uma tradução do material What is high-quality content and how do you create it?, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.
Escrever conteúdo de qualidade deve ser um aspecto fundamental de toda estratégia de SEO. Mas quando o seu conteúdo é considerado de alta qualidade? E “alta qualidade” significa o mesmo para seus usuários e para o Google?
Neste artigo, discutiremos o que é conteúdo de qualidade e como você pode garantir que o seu conteúdo atenda aos critérios. Focando nas coisas certas, você pode criar conteúdo de alta qualidade que terá um bom desempenho nos rankings e que seus usuários lerão com prazer.
O que é conteúdo de qualidade?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Saber como escrever um bom conteúdo ajuda a obter mais visitantes, maiores conversões e menores taxas de rejeição. Mas quem determina a qualidade do seu conteúdo? A resposta simples: seus usuários.
No entanto, isso também torna a criação do conteúdo certo mais difícil. Porque cada usuário é diferente e tem uma intenção de busca diferente. Mas eles têm algo em comum: todos os usuários sabem o que querem. Enquanto isso, você continua tentando descobrir sobre o que seu público quer ler!
Não é assim que você esperaria que um artigo sobre escrita de conteúdo de qualidade começasse, certo? Não se preocupe, estamos apenas começando!
Embora seus usuários determinem eventualmente a qualidade do seu conteúdo, você pode tomar algumas medidas para garantir que acabe com um conteúdo bem pensado, legível e atraente. Em outras palavras, conteúdo que seja considerado de alta qualidade por seus usuários e pelos mecanismos de busca. E sim, isso levará algum tempo. Mas é um tempo bem gasto.
Por que o conteúdo de qualidade é importante?
Em primeiro lugar, você deve criar bom conteúdo para seus usuários. As pessoas dificilmente permanecerão por muito tempo se o seu site contiver conteúdo ruim. No entanto, há outras razões, como o fato de conteúdo de baixa qualidade ser ruim para SEO.
O Google está ficando mais inteligente o tempo todo. Com a “atualização de conteúdo útil”, o Google quer começar a medir as páginas de baixa qualidade em seu site. Se a qualidade geral não for boa o suficiente, todas as suas páginas podem acabar classificando-se mais baixo. Portanto, agora é mais importante do que nunca focar na criação de conteúdo de alta qualidade.
Como criar conteúdo de qualidade
1. Escreva para seus leitores, não para você mesmo
Se você tem um site de e-commerce, quer que os leitores saibam sobre os produtos ou serviços que você oferece. Se você é um blogueiro, quer que os leitores conheçam você e os tópicos que lhe interessam. No entanto, também é importante considerar o que seus usuários querem ler.
Quais interesses eles têm? Quais eventos ou notícias eles seguem que você pode relacionar ao seu negócio? E quais “problemas” eles estão tentando resolver que os levaram ao seu site?
O primeiro passo para criar conteúdo de alta qualidade é garantir que ele contenha as informações que seu público procura. Para descobrir quais informações seus usuários estão buscando, você precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave adequada. Isso ajudará a determinar sobre quais assuntos escrever e quais palavras seu público usa.
A pesquisa de palavras-chave também ajuda no ranking, pois mais visitantes e menores taxas de rejeição indicam ao Google que sua página é um bom resultado para mostrar nos resultados de busca.
2. Torne seu conteúdo legível e envolvente
Você quer passar sua mensagem? E quer que as pessoas leiam todo o seu post ou página? Então, torne seu conteúdo fácil de ler. Isso significa que você deve:
- Pensar na estrutura do seu texto e nas palavras que você usa. Muito texto sem qualquer título ou parágrafo tende a assustar as pessoas, então use-os. Isso dará uma pausa aos seus leitores durante a leitura;
- Tente limitar o uso de palavras difíceis e tenha cuidado com o comprimento de suas frases. Ambos podem tornar seu conteúdo mais difícil de entender, o que, por sua vez, desacelerará o leitor;
- A variação no seu texto o tornará envolvente. Use sinônimos e alterne frases mais longas com mais curtas.
Outra coisa importante em que focar: divirta-se! E seja pessoal na sua escrita. Isso ajuda você a escrever conteúdo de alta qualidade que é diferente do dos seus concorrentes e ajuda os usuários a conhecer você e sua marca.
3. Pense na intenção de busca e no seu objetivo
Vamos começar com o básico. O que significa intenção de busca? Intenção de busca é o motivo pelo qual alguém realiza uma busca específica. É o termo usado para descrever seu propósito.
Por exemplo, eles têm uma pergunta que precisam responder? Ou querem comprar algo online? A intenção de busca de alguém faz diferença em como eles consideram a qualidade do seu conteúdo.
Se ele atender à necessidade deles naquele momento, eles permanecerão mais tempo na sua página. Mas se eles precisarem de uma resposta para uma pergunta e a página em que aterrissam apenas tentar vender produtos, eles sairão antes que você perceba.
Combine objetivos com diferentes intenções de busca
É importante considerar a intenção de busca ao criar conteúdo para uma página específica. É por isso que aconselhamos combinar seus objetivos com as diferentes intenções de busca dos usuários.
Um de seus objetivos é aumentar as inscrições no boletim informativo? Então, você deve adicionar esse botão de inscrição a páginas onde os usuários com intenção informativa pousam.
Um visitante tem uma intenção transacional (ou seja, quer comprar algo)? Certifique-se de que ele chegue à página certa. Se alguém procurar pelo termo “Produto x”, você não quer que ele chegue a um post de blog discutindo um tópico relacionado a esse produto. Idealmente, você quer que ele chegue a uma página dedicada ao “Produto x”. No entanto, uma página de categoria com várias variações do “Produto x” também funciona.
Claro, a experiência nos diz que nem sempre é tão preto no branco. Ainda assim, é bom considerar a intenção de busca dos seus usuários. Isso ajudará a determinar o foco do seu conteúdo e quais chamadas para ação você deseja adicionar a uma página ou post específico.
Uma ótima maneira de começar é adotando uma mentalidade de design de conteúdo. Essa mentalidade ajuda você a produzir conteúdo centrado no usuário com base em necessidades reais. Além disso, recomendamos que você observe os resultados de busca para obter algumas ideias na criação de ótimo conteúdo.
4. Seja confiável
Quando as pessoas chegam à sua página, é importante construir confiança. Especialmente quando elas ainda não estão familiarizadas com o seu site. Você precisa mostrar ao seu público que você é confiável. Como? Fazendo as seguintes três coisas:
- Escreva de forma clara e orientada para o usuário;
- Fique longe de fotos de banco de imagens; fotos genuínas criam mais confiança e dão ao seu site um toque pessoal. O mesmo é válido para sua página “Sobre nós”. Tente usar fotos reais da sua equipe;
- Adicione avaliações ao Google, depoimentos nas páginas certas, e configure o HTTPS. Isso ajudará seus usuários e o Google a entenderem que seu site pertence a um negócio ou pessoa real, permitindo que eles naveguem no seu site de forma segura e tranquila.
5. Mantenha seu conteúdo atualizado
Outro elemento chave para escrever conteúdo de alta qualidade é garantir que ele esteja atualizado e relevante. Isso significa que você precisa atualizar seu conteúdo ocasionalmente para garantir que as pessoas possam encontrar as informações corretas.
Mas por que isso é tão importante? Isso mostra aos seus usuários que você está por dentro dos desenvolvimentos recentes e pode sempre fornecer informações precisas. Em outras palavras, isso constrói confiança e mantém seu público voltando ao seu site.
Manter seu site e posts de blog atualizados também é importante para SEO, pois isso mostra ao Google que seu site está “vivo” e relevante. Portanto, certifique-se de agendar um tempo para atualizar seu conteúdo regularmente.
FONTE: hostgator
Comentar