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Digital Influencer: o que é e como usar para as vendas do e-commerce

Quer usar um Digital Influencer para fazer campanhas para o seu e-commerce, mas não sabe se vale a pena? Tudo que precisa para decidir, aqui!

Se você costuma acessar o Instagram, o Facebook ou o YouTube, já deve saber o que é um digital influencer, não é mesmo? O digital influencer é aquela pessoa que se tornou famosa nas redes sociais e é referência em determinados assuntos.

Essas pessoas são consideradas influenciadoras digitais porque têm um público fiel, que interage, confia e tem a tendência de consumir os produtos que elas sugerem. Esse sucesso é tão grande que tornou os digital influencers um caso de marketing.

Com o tempo, as empresas e as marcas famosas descobriram que é possível usar essa influência a seu favor, impactando os seguidores por meio de anúncios negociados com os influenciadores digitais.

O que é digital influencer?

O significado em português de digital influencer é influenciador digital. Este termo se refere às pessoas que se destacam pela produção de conteúdo para a internet. Os digitais influencers geram um grande engajamento do público, exercendo influência em determinados segmentos.

No início, quando existiam poucos influenciadores digitais, a ação deles era mais massiva, ou seja, não atuavam em áreas específicas. Atualmente, os influenciadores digitais estão cada vez mais segmentados, o que é um ponto positivo para construir vínculo com os seguidores e com as marcas.

Existem diversos tipos de digital influencer, como:

  • celebridades, inclusive fora do mundo virtual;
  • autoridades (pessoas que conhecem muito sobre determinado assunto);
  • ativistas ou militantes de alguma causa em particular;
  • analistas (estudam e opinam sobre determinados fatos, situações ou assuntos).

Como criar uma estratégia para o seu e-commerce?

Pode ser muito benéfico para o seu e-commerce fazer parceria com algum digital influencer, o que significa que você estará unindo o nome da sua marca com o desse influenciador digital. No entanto, antes de firmar a parceria, você deve pensar quais são os seus objetivos e metas com a ação.

A estratégia adotada junto ao digital influencer dependerá muito do seu modelo de negócio, do seu público-alvo e do seu tipo de produto. Para fazer uma parceria bem sucedida, também é fundamental que a identidade do influenciador digital combine com a sua marca. Nesse sentido, avalie:

  • A relevância: o quanto a pessoa é realmente famosa, tem credibilidade e uma boa aceitação entre o seu público;
  • O alcance: o influenciador precisa atingir, de alguma forma, o público da sua loja virtual, mesmo que também chegue a outras pessoas;
  • O engajamento: o quanto o digital influencer realmente influencia o público que atinge, com curtidas, comentários e compartilhamentos, ou seja, um envolvimento.

    Usar digital influencer pode aumentar as vendas do e-commerce?

    Sim, usar o trabalho de digital influencer pode impactar nas vendas do seu comércio eletrônico. Alguns estudos recentes revelam que as pessoas estão mais propensas a ouvir os influenciadores do que artistas tradicionais. Ou seja, não são mais os famosos que ditam a opinião das pessoas, mas sim os youtubers, instagramers e demais celebridades de internet.

    Como escolher um digital influencer?

    Antes de mais nada, você precisa selecionar um influenciador digital cujo perfil esteja mais alinhado com o do seu público e do seu negócio. Depois, deve conversar com ele para saber se existe o interesse em divulgar seu produto. Digital influencer normalmente escolhe produtos com os quais ele quer ser associado, por considerá-los relevantes.

    Avalie bem quem você deseja que anuncie seu produto. Apesar de uma personalidade famosa ser interessante pelo alcance, pegar alguém mais próximo ao seu nicho pode ser mais lucrativo. O aval de um nome respeitado na sua área pode fazer toda a diferença em relação à concorrência.

    O cuidado deve ser redobrado nesse momento de seleção de digital influencer. É importante também averiguar a vida pessoal, as posturas e as opiniões, para saber se você está de acordo e se ele pode ser associado à essência da sua empresa.

    Faça a parceria com os digital influencers funcionar

    Durante a conversa com o digital influencer, você precisará definir como o negócio vai funcionar. Ele poderá fazer uma postagem no Instagram, gravar um vídeo nos stories do Instagram ou até mesmo mostrar o seu produto no canal do YouTube. Como ele conhece bem o público que o acompanha, é bom ouvir as ideias que ele tem para oferecer.

    Além disso, existem algumas maneiras desta parceria com digital influencer ser feita. Para que o trabalho traga benefícios para os dois lados, tudo deve ser alinhado com o influenciador digital. Por exemplo, alguns influenciadores preferem receber o produto para conhecer, outros também gostam de oferecer um cupom de desconto ou de fazer um sorteio para seus seguidores.

    Um dos principais benefícios de trabalhar com um digital influencer é o ganho em relação à confiança de sua marca. Como o público dele confia em suas indicações, essa sensação vai ser estendida aos seus produtos.

Fonte : Hostgator