Início » Como desenvolvedores da web trabalham com UX Designers?
Artigos

Como desenvolvedores da web trabalham com UX Designers?

Colaboração é a chave para trazer um produto de tecnologia de sucesso para o mercado, então especialidades como Coding ou UX Design (Experiência do Usuário) frequentemente andam de mãos dadas. Um UX designer cria um produto que os usuários desejam. Isso envolve pesquisar, criar uma marca, projetar e, em seguida, testar sua usabilidade e funcionalidade. UX designers bem-sucedidos são altamente solicitados e podem receber os melhores salários. Eles, no entanto, achariam difícil fazer seu trabalho sem o suporte e a experiência de um desenvolvedor web experiente. O designer fornece a pesquisa e o design, enquanto o desenvolvedor da web fornece uma realização visual do design, bem como um cronograma de desenvolvimento. Isso significa que os desenvolvedores da web e UX designers têm funções interdependentes e precisam trabalhar juntos como uma equipe. Reunimos seis maneiras pelas quais fazer um bootcamp de Desenvolvimento da Web da Ironhack ou um curso de UX/UI Design pode levar a uma carreira produtiva e colaborativa.

1. Comunicando claramente

Quando um novo produto é proposto, o UX designer precisa se comunicar com o desenvolvedor da web. Eles discutem o produto proposto, apresentando ideias iniciais sobre como abordar o processo de design e de desenvolvimento. Além de criar um design, o UX designer está envolvido em pesquisa, teste e gerenciamento de equipe, ao mesmo tempo que mantém em mente as necessidades do usuário final. Ao colaborar com o desenvolvedor da web em um estágio inicial, a viabilidade técnica do produto pode ser avaliada, enquanto uma comunicação clara garante o estabelecimento de metas realistas do projeto e como abordá-las.

A comunicação é a chave Resultados desejados, problemas técnicos e sucessos precisam ser constantemente compartilhados entre o desenvolvedor da web e o UX designer.

2. Compartilhando resultados de pesquisas iniciais e em andamento

O UX Designer usa o seu conhecimento em comportamento humano e psicologia para planejar e realizar pesquisas de usuário, vendo se há um mercado potencial para o produto proposto. As descobertas dessa pesquisa são inseridas nos recursos do produto. O desenvolvedor da web precisa entender esta pesquisa para saber como um usuário provavelmente se comportará ao usar um recurso específico, quais são as suas expectativas em relação aos diferentes recursos e como podem interagir com eles. Ao compartilhar a pesquisa neste estágio inicial, o desenvolvedor da web e o UX designer podem colaborar nas especificações de design e requisitos técnicos do produto. Isso garante que o produto final atenda totalmente às necessidades do usuário. O desenvolvedor da web pode até ser capaz de oferecer à equipe de design algumas soluções alternativas de design.

Ao ter acesso a pesquisas em todas as fases do desenvolvimento do produto, o desenvolvedor web ajuda a garantir o funcionamento bem-sucedido do produto final.

3. Trabalhando juntos em um protótipo

O feedback técnico contínuo do desenvolvedor da web ajuda o produto a ser aperfeiçoado como e quando necessário. Em reuniões regulares, o desenvolvedor da web terá a oportunidade de contribuir com a viabilidade técnica, enquanto o UX designer desenvolve continuamente e aperfeiçoa protótipos. Cada novo protótipo será mais detalhado e eficaz, e dará uma ideia interativa de como será o aplicativo final do site (interface do usuário) e como se comportará.

A estreita colaboração garante que cada protótipo esteja um passo mais perto de um produto final.

4. Testes e ajustes

É quando o projeto começa a parecer real e a diversão começa. O UX designer mais uma vez interage com os usuários propostos – pessoas reais – para ver como reagem e ouvem os seus comentários. É nesse ponto que qualquer pane ou falha se torna muito óbvia. Os resultados são compartilhados com o desenvolvedor da web, que ajuda a ajustar o design para que ele possa ser levado ao mercado de maneira realista.

O desenvolvedor da web trabalhará com o UX designer para resolver quaisquer problemas revelados quando o produto foi testado em usuários reais.

5. Codificação é a chave

Depois que os protótipos são feitos, testados e revisados, a codificação pode começar com o desenvolvedor da web assumindo um papel mais central na criação da interface do usuário final. O desenvolvedor agora assume o controle dos designs, pronto para construí-los e implementá-los. A colaboração e a comunicação entre a equipe, no entanto, ainda são vitais. O desenvolvedor da web precisa de acesso total a todos os arquivos e softwares que o UX designer está usando. Eles também precisarão de um guia padronizado do que foi decidido para a fonte, cor e estilo do botão, e etc. Uma vez feliz por todas as informações estarem claramente definidas, o desenvolvedor da web está pronto para fazer a codificação do produto final.

Quando o projeto estiver totalmente pesquisado e sua aparência final decidida, o desenvolvedor da web poderá concluir a codificação.

6. Do design ao uso

É inevitável que, uma vez que o desenvolvedor da web comece a codificar, surjam problemas com os elementos de design ou funções. O desenvolvedor da web ainda precisa trabalhar com o UX designer para encontrar soluções para esses problemas, enquanto mantém o conceito original e uma boa experiência do usuário. Também serão necessárias reuniões para garantir que os programadores interpretem corretamente o projeto. É comum que um produto finalizado seja testado inicialmente em um mercado de pequenas amostras. Quaisquer problemas revelados precisam ser resolvidos pelo desenvolvedor da web e o UX designer antes do lançamento final para o mercado aberto. Mesmo quando um produto é concluído, seu uso inicial pode reunir o desenvolvedor da web e o UX designer para resolver quaisquer problemas que surjam.

FONTE: ironhack