“Design” é um termo bastante vago. Quando alguém diz que é designer, pode significar imensas coisas, desde design industrial de carros até trabalhar com moda ou publicidade. Porém, na última década, a indústria tech assistiu a ascensão de um novo tipo de designer: o UX Designer. No princípio, este novo ”título” de trabalho pode ser pouco um difícil de entender, e é por isso que neste post te queremos ajudar a compreender melhor este conceito.
O que é UX Design?
Para começar, UX significa “User Experience”, ou seja, experiência do utilizador. Assim, o UX Designer é aquele que precisa de pensar e conceber todos os aspectos da interação entre o utilizador e a experiência completa com produto, do início ao fim. Noutras palavras: a forma como um produto é percebido por uma pessoa é a responsabilidade do UX Designer, além de ser ele quem precisa de garantir que o produto flua de maneira lógica de uma etapa para a outra. Para ficar ainda mais claro, aqui vai um exemplo: um novo utilizador do Uber passa por um processo para se integrar à plataforma, certo? O quão fácil e intuitivo esse processo é, faz parte do bom trabalho de um UX Designer.
Existe, ainda, uma subcategoria dentro do UX Design, chamada de UI (User Interface), que significa interface do utilizador. Mas o que é que isso quer dizer? Que o UI Designer é o responsável por como o produto é organizado, disposto. O UI Designer é também o profissional que vai desenhar (design!) cada tela ou página em que o utilizador vai navegar. A sua tarefa é garantir que a interface do utilizador (UI) comunique visualmente com tudo o que foi pensado pelo UX Designer. Usando o mesmo exemplo do Uber: o UX Designer vai criar o processo de integração para novos utilizadores da Uber (Quais as telas necessárias? Quais os botões? Que informação vem em primeiro lugar?) e o UI Designer vai criar visualmente as interfaces deste processo.
Na maioria das pequenas e médias empresas, um UX Designer é responsável pelas tarefas relacionadas com UX e UI Design. No entanto, em empresas maiores como Google, Facebook, Uber, AirBnB e Tesla (a lista continua), onde centenas de milhões de utilizadores estão envolvidos, o papel de um designer torna-se muito mais específico.
Porque é que isto é importante?
A cada dólar que uma empresa investe em UX, o retorno pode chegar até 100 dólares.
A pesquisa feita por Tom Gilb nos anos 80 é frequentemente citada pelos “profetas” do UX.
O UX Design tem um papel muito importante tanto na atração, como na retenção dos utilizadores. Ou seja, se criares uma coisa espetacular, mais pessoas vão querer experimentar e continuar a usar. É esse o segredo da Apple para poder cobrar mais e vender milhões de
iPhones, iPads e Macbooks no dia do lançamento, e também o que permitiu que empresas como a Uber, AirBnB e Tesla afetassem tanto as velhas indústrias de táxis, hotéis e automóveis. Todos estes exemplos alteraram completamente a experiência do utilizador em torno do produto/serviço, e foi essa inovação que os levou a conquistar a liderança nestes setores.
Algumas das marcas mais valiosas do mundo aplicaram uma filosofia centrada no design para se diferenciar das demais. A pesquisa feita por Tom Gilb nos anos 80 é frequentemente citada pelos “profetas” do UX: a cada dólar que uma empresa investe em UX, o retorno pode chegar até 100 dólares. Outro estudo realizado pelo Design Management Institute (DMI), uma das maiores comunidades de líderes de design e inovação, revelou que, nos últimos 10 anos, as empresas focadas em design mantiveram uma vantagem significativa no mercado de ações e superaram o S&P em 228%. Algumas das empresas que fazem parte do estudo são: Apple, IBM, Ford, Nike, Starbucks e Walt Disney.
Se estes dados ainda não forem convincentes, partilhamos mais um: de acordo com outro estudo feito pela Universidade Missouri de Ciência e Tecnologia, 94% dos fatores que influenciam a primeira impressão de um utilizador acerca de um produto estão relacionados com o design. Aliás, foi previsto que 2020 seria o ano em que o UX Design ultrapassaria o preço e produto como principais diferenciais na decisão do consumidor. O que é que concluímos? Cada vez mais, o UX Design desempenha um papel diferenciador muito importante para empresas emergentes. Para ser um player competitivo no mercado, qualquer negócio precisa de se concentrar em criar uma experiência duradoura em torno de seus produtos.
Como é que te podes tornar UX Designer?
Uma boa notícia: UX Design não requer um diploma universitário, embora haja um grande “gap” entre o número de vagas oferecidas e candidatos qualificados. De acordo com a EMSI, as vagas relacionadas com TI (setor que inclui o UX Design) representam 28% do total de vagas únicas publicadas, todos os meses. Resultado? Os profissionais de TI são os segundos mais procurados no mercado.
Na Ironhack, desenvolvemos bootcamps de UX Design em cursos full-time (9 semanas) ou em part-time (24 semanas). O nosso bootcamp é feito para quem não tem experiência, mas tem vontade de entrar com tudo no mercado de UX Design! No final do bootcamp, ligamos os nossos alunos à nossa rede de parceiros, que já conta com mais de 600 empresas, com o objetivo de serem contratados como UX Designers.
Segundo a CNNMoney/PayScale, num ranking das 100 principais carreiras com grande crescimento, bom salário e alta satisfação de trabalho, UX Design ficou na 14ª posição, com uma remuneração média de US$89.300 anuais, sendo a remuneração máxima de US$138.000 anuais com uma taxa de crescimento de 18%.
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FONTE: ironhack
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